Seminário abre espaço para debate sobre grades curriculares da Facom

>> segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Alvo de críticas de alunos, ex-alunos, professores e ex-professores, as grades curriculares da Facom são um dos pontos polêmicos das discussões internas e já se tornaram tema de alguns trabalhos de conclusão de curso.

No dia 1º de outubro, às 10h, estudantes e interessados nos cursos de Comunicação da Universidade Federal da Bahia terão a oportunidade de discutir sobre as grades curriculares das habilitações em Jornalismo e Produção em Comunicação e Cultura, em duas palestras que integram o I Seminário de Comunicação e Cultura.

As discussões serão conduzidas pelo produtor cultural Ugo Mello e pelo jornalista Alan Botelho, ambos formados pela Facom. Ugo fez uma monografia sobre o desenvolvimento do curso de Produção Cultural e apresentou, no último ENECULT (Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura), um artigo que analisava, dentre outros aspectos, a contribuição do curso para o exercício profissional. Para fazer o trabalho, Ugo entrevistou 77 egressos sobre as áreas de atuação e a relevância do conteúdo aprendido na faculdade. Alan Botelho produziu, para o seu Trabalho de Conclusão de Curso, o documentário “Ensino na Facom: Evolução e eficiência do curso de jornalismo da Ufba”. No filme, são entrevistados professores e estudantes que já passaram pela faculdade. O trabalho analisou de maneira crítica os componentes curriculares e denunciou algumas fragilidades do curso, considerado pela maioria dos estudantes excessivamente teórico.

0 comentários:

Postar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP