Evento de Comunicação discute Produção Teatral na Bahia

>> quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Fazer teatro na Bahia nunca foi uma tarefa fácil. Durante muito tempo, eram os artistas que tinham que produzir seus próprios espetáculos devido à falta de profissionais especializados na área de produção teatral. Mesmo com o crescimento do número de produtores culturais na Bahia, os problemas ainda são muitos: o baixo investimento do governo, a política de editais como único meio de financiamento público, a falta de apoio das empresas privadas, a dificuldade de conseguir pauta nos espaços culturais, entre muitos outros.

Com o intuito de trazer à tona essas questões para os alunos e profissionais de comunicação, principalmente os habilitados em Produção em Comunicação e Cultura, acontecerá a mesa que irá discutir Produção Teatral na Bahia. A mesa contará com a participação de profissionais, como Sérgio Sobreira, Gil Vicente Tavares, Ellen Mello e Marlúcia Morais, que falarão sobre Produção Teatral na Bahia no dia 30 de setembro, às 16h, no auditório da Faculdade de Comunicação da Ufba (Campus de Ondina).

Sérgio Sobreira iniciou sua trajetória como artista e produtor a partir de 1990. Ao longo de sua carreira, participou de mais de 30 espetáculos de dança e teatro e foi produtor de diversas peças teatrais, como Medeia em 1997 e 1 Tonelada De Amor, vencedor do Prêmio Braskem de Teatro em 2000. Também atuou como Diretor do Depar-tamento de Música e Artes Cênicas da Funceb e como analista técnico dos projetos das áreas de teatro, dança, música e manifestações populares do Fazcultura e dos Editais da Fundação Cultural do Estado.

Gil Vicente Tavares é diretor teatral, dramaturgo e compositor. Graduou-se na Escola de Teatro da Ufba em 1999 e ganhou o prêmio de diretor revelação com o espetáculo Quarteto, sua peça de formatura. Já encenou diversos textos, como Antes da Reforma e O Despertar da Primavera e foi co-autor do espetáculo Vixe Maria, Deus e o Diabo na Bahia, comédia musical que conquistou um público de mais de 200 mil espec-tadores. Em 2006, fundou, com Jussilene Santana, o grupo Teatro Nu, no qual dirigiu os espetáculos Os Amantes II e Os Javalis.

Ellen Mello formou-se em Publicidade e Propaganda pela UCSal e em Jornalismo pela Ufba. Atualmente, atua nas áreas de produção e assessoria de imprensa. É sócia fundadora da Dimenti Produções Culturais Ltda e assina a Direção de Produção do grupo artístico Dimenti desde 1999, responsabilizando-se por todos os seus projetos, a exemplo dos espetáculos Tombé (2002), Chuá (2004), Batata! (2008), entre outros.

Marlúcia Morais trabalha como produtora cultural desde 1999, realizando pro-duções locais, nacionais e internacionais. Além dos espetáculos de dança como o Ballet Quebra Nozes da Rússia e o Ballet Jazz de Montreal, Marlúcia também já produziu mais de 30 espetáculos teatrais, como Ensina-me a Viver, com Glória Menezes, em 2008 e 2009; Hamlet, com Wagner Moura em 2009; e, mais recentemente, a peça teatral Mais uma Vez Amor, com Deborah Secco. Atualmente, produz, dentre outras coisas, o espetáculo Os Cafajestes.

0 comentários:

Postar um comentário

  © Blogger template Simple n' Sweet by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP